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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Idéias inovadoras para o seu Comércio Eletrônico

Que o comércio eletrônico no Brasil está bombando ninguém duvida. Em 2010 o ecommerce faturou em terra brasilis mais de 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40%. Foram mais de 40 milhões de pedidos feitos por mais de 23 milhões de e-consumidores que compraram via internet um número cada vez maior de produtos sofisticados, como notebooks e televisores de LCD.
A fundação do e-commerce parece consolidada. Os lojistas tem recursos o suficiente para oferecer recursos tradicionais como carrinho de compras confiável, logística afinada, mix de produtos e diferentes opções de pagamento.
Chegou a hora de elevar a sua loja virtual para um novo patamar de inovação. Confira agora algumas idéias “malucas” que você poderia implementar no seu comércio eletrônico para transformá-lo em líder em inovação.
1. Atendimento Personalizado
Os e-consumidores serão mais fiéis às lojas virtuais que tiveram a organização e boa vontade para assignar um vendedor específico para cada cliente. Os clientes vão aumentar as suas compras e concentrar os seus negócios quando perceberem que um ser humano de verdade conhece as suas necessidades e o seu perfil, e esporadicamente envia ofertas personalizadas via email.
2. Descrições de Produtos 2.0
Copiar e Colar a descrição de um produto feita pelo fabricante-fornecedor pode resolver um problema de curto prazo (cadastro de produtos), mas criar um grande problema de longo prazo – diferenciação da loja virtual. Escreva a sua própria descrição do produto! Use bom humor, Simplifique conceitos técnicos complicados, Conte Histórias de Clientes, Use Vídeos, enfim, descreva os produtos de maneira original. veja algumas dicas para melhorar a taxa de conversão da sua página de detalhes de produtos.
3. Perguntas & Respostas 2.0
50% das devoluções de produtos acontecem porque o cliente comprou o produto errado para atender as suas necessidades. 80% das razões porque isso acontece é devido a falta de informações claras para ajudar o cliente a decidir a compra. Crie, quando possível, uma sessão de Perguntas & Respostas para cada produto vendido na sua loja virtual e adicione esse conteúdo a página de detalhe de cada produto. Adicione a essa relação todas as perguntas feitas pelos clientes via fone, chat, emails etc. A dúvida de 1 cliente é a dúvida de 1.000 clientes.
4. Live Chat no Comércio Eletrônico
Certa vez eu comprei 01 projetor de R$ 3.000,00 em uma loja virtual que nunca havia comprado nada anteriormente porque fui super bem atendido pelo atendente que trabalhava no atendimento online da loja. O vendedor foi cortês, ágil, respondeu todas as perguntas que eu tinha sobre o produto, a empresa etc. A ferramenta de Live Chat pode ser um grande diferencial para a sua loja. Experimente!
5. Percepções 2.0
O que você vende não é o que o cliente compra. Crie um mecanismo no pós-venda que permita a você descobrir como os clientes estão usando o produto que compraram na sua loja. Use essa informação para reescrever os argumentos que utiliza nas descrições dos produtos. Essa iniciativa vai te ajudar a escrever sobre benefícios do produto e não características.
6. Novos Links Todos os Dias
Acesse os seus relatórios de Google Analytics e/ou outras ferramentas, escolha as três palavras chaves que convertem o maior quantidade de vendas para a sua loja virtual, e construa novos links usando essas palavras chaves. Dessa maneira o Google e os outros mecanismos de busca vão te ajudar ainda mais a ser encontrado na web.
7. Álbum de Fotos 2.0
Nos dias de hoje “todo mundo” tem uma câmera digital. Permita aos seus clientes fazerem upload de imagens mostrando os produtos que compraram no seu comércio eletrônico. Crie concursos para premiar as melhores fotos.  Organize as fotos em slideshows. Incentive os clientes a promover as fotos via redes sociais.
8. Tablets & Mobile
Oficialmente já foram vendidos mais de 100 mil iPads no Brasil. A plataforma tablet vai se expandir rapidamente no país com a chegada do iPad 2 e dos seus concorrentes. As oportunidades nessas novas plataformas são incríveis. Você pode oferecer Apps Mobile para facilitar a navegação pelo ambiente da sua loja virtual, customizar a loja para esses ambientes, integrar de vez o ecommerce com lojas físicas oferecendo um app que pode ser usado dentro das lojas físicas e muito mais. Qual é a sua estratégia mobile para 2011? Já pensou nisso?
9. Seja um verdadeiro Guia de Compras para o seu cliente
Imagine o que passa pela cabeça de um cliente que está pensando em comprar o primeiro notebook da vida dele via internet. Ele provavelmente tem dezenas de perguntas na cabeça – desde como usar um notebook versus desktop, comparação entre diferentes modelos disponíveis, facilidade de uso, compatibilidade com os arquivos que já possui, backup etc. Todas essas dúvidas são legítimas e fazem parte do processo de compras normal. Ajude o cliente a decidir ao produzir conteúdo que responde a todas essas perguntas. Organize o conteúdo de maneira a guiá-lo sobre o que aprender primeiro.
10. Transforme os seus melhores clientes em advogados da sua marca
Você provavelmente tem dezenas de clientes que gostariam de dar a sua opinião sobre decisões estratégicas do seu comércio eletrônico. Convide-os a participar de uma espécie de “Clube do Presidente”, onde esses clientes poderiam opiniar sobre lançamento de produtos, serviços, usar recursos da empresa com prioridade, ter acesso direto aos principais executivos e vice-versa. Além disso, estimule esses clientes a resenhar na loja virtual, siga-os nas redes sociais, retwite o que eles falam, dê as ferramentas necessárias para ajudá-los a aparecer.
Essas são algumas idéias que acredito poderiam transformar a sua loja virtual em um centro de inovações, e fidelizar ainda mais os seus negócios com os melhores clientes.

Fonte: Blog do E-commerce

Postado por Ana Carolina Oldemburgo

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